Mergulho sub em Buzios RJ


Mergulho sub em Buzios RJ

MERGULHO
Uma fauna marinha privilegiada, em meio a águas cristalinas, fazem de Búzios um verdadeiro "aquário vivo". Debaixo d'água, a temperatura fica em torno de 22 graus Celsius e faz um convite tanto a iniciantes quanto a veteranos. Turista observa o fundo do mar na Praia de João Fernandes.
O mergulho é muito praticado em Buzios, pois sua costa é rica em vida marinha. As correntes oceânicas que vem do sul do continente trazem ricos nutrientes que atraem grandes peixes como a garoupa, melro e arraia gigante. Corais, frades, anchovas, barracudas e até tartarugas verdes também podem ser avistadas. O mar cristalino e calmo harmoniza-se com a vegetação bem preservada, fazendo um convite tanto a iniciantes quanto a veteranos. Junto à orla, bons lugares para o mergulho são os costões das Praias de João Fernandes, João Fernandinho, Lagoinha, do Forno, Azeda e Azedinha - locais para mergulhos livres (snokerling) e de pouca profundidade. Em João Fernandes é possível alugar máscaras e snorkel.
mergulho Profissional em buzios
Para o mergulho autônomo (aquele com o uso de cilindros), um dos melhores pontos é a Ilha da Âncora, a 6 milhas da costa (cerca meia hora de lancha), onde a visibilidade média de 12 metros pode chegar até 25 metros no verão. Outros pontos são as ilhas Gravatás, Filhote e Ilha Feia. A Ilha da Âncora, que recebeu este nome pelo seu formato, oferece abrigo dos ventos e correntezas. Não existe época ideal para o mergulho. Somente no mês de maio, quando os ventos estão mais fortes, a visibilidade pode ser afetada. A direção do vento também é importante, porque, se ele soprar de frente para a praia, a visibilidade no mar fica ruim. Porém, as demais condições climáticas não interferem tanto na atividade. Pode-se sair de barco, mesmo durante um dia chuvoso, em direção às ilhas e a água estar extremamente clara. Como as ilhas são oceânicas, não sofrem influência do tempo ruim. Outro ponto positivo é o clima de Búzios, que recebe em média mais de 250 dias de sol e noites estreladas todos os anos. Toda a costa buziana é rica em vida marinha, em parte devido ao fenômeno da ressurgência, a presença das correntes oceânicas vindas geladas da Antártica que trazem junto ricos nutrientes que atraem grandes peixes como a garoupa, mero e arraia gigante. Corais, frades, anchovas, barracudas e até tartarugas verdes também podem ser avistadas no mergulho.